Como deixar o pelo do yorkshire mais bonito

Uma das raças mais conhecidas entre as pessoas é o Yorkshire. Esse é um cão de pequeno porte,  participativo e carinhoso.

Com muita personalidade, charme e encanto essa raça  proveniente da Inglaterra tem ganhado cada vez mais admiradores. 

A sua pelagem que é lisa, brilhante e longa não passa despercebida. Por isso mesmo é preciso ter alguns cuidados para mantê-los sempre bonitos  e sadios. 

O ideal é sempre levá-los ao pet para que um profissional cuide da pelagem, e em casa você faça a manutenção, mas cuidado para não exagerar na dose, de modo geral recomenta-se que o banho seja de 15 em 15 dias com profissional do pet e a manutenção deve ser feita com lenços umedecidos quando necessário.

Caso você mesmo for dar o banho em casa é preciso  ter alguns cuidados. Lave a cabeça e as orelhas do animal com panos úmidos, nunca use sabonete ou shampoo nessas áreas. 

Já no corpo do seu pet com movimentos circulares, lave o cãozinho de cima para baixo e da frente para trás, nesse momento tome muito cuidado para não levar espuma para os olhos e orelhas.

Vamos secar? Primeiro deixe ele chacoalhar todo  para retirar o excesso de água, depois pegue toalhas secas e limpas e sem  esfregar o pelo para evitar dar nós, seque o bichinho, faça isso por uns 20 segundos.

Com isso ele ainda deve estar úmidos, porém, não pingando. Utilize um secador, na temperatura mais baixa e a uns 25cm de distância, mas, nunca parado no mesmo lugar na direção do cãozinho.

Deve-se evitar o banho em períodos curtos em cachorros de pelagem densa como o yorkshire, para evitar que o excesso de umidade cause doenças na pele.

Detalhe, veja se há acúmulo de fezes endurecidas sob o rabo, na região do ânus. Se houver, considere a ideia de levá-lo ao pet, pois ele precisa de um profissional.

Uma boa dica é utilizar condicionador em spray, ele hidrata os pelos, evita a queda e a quebra os fios. Mas atenção caso seu Yorkshire tenha a pele muito oleosa, você pode pular essa etapa.

Outra dica é fazer seu próprio spray pré escovação: misture uma parte de condicionador para cães para  cinco partes de água em um frasco de spray. Borrife no seu cãozinho e utilize uma escova revestida de plástico com pinos de metal. 

Esse tipo de escova ajuda a segurar as mechas. Divida o pelo em duas partes e escove da raiz para as pontas. 

O melhor é começar a escovar os pelos onde o cão sinta menos sensibilidade ou cócegas. 

A escovação correta hidrata os pelo, pois, distribui o óleo naturalmente produzido pelo animal de maneira uniforme.

A parte mais complicada, porém, uma das mais importantes é a retirada dos nós. Ao encontrar nós pequenos, tente desfazê-los com os dedos, separando os fios. Caso seja difícil retirá-los assim, use um pente, posicionando-o entre a pele e o nó. Se estiver tendo dificuldades, pegue uma tesoura e corte o nó. Isso mesmo, é de doer o coração, mas não deixe seu cãozinho com um nó que irá aumentar e nem fique tentando retirar o nó enquanto o seu pet fica cada vez mais angustiado. Por isso é tão importante a escovação diária.

Os locais mais comuns de se formarem nós são: entre as patas traseiras, atrás das orelhas, ao longo da anca do animal (dorso), na virilha, embaixo das pernas dianteiras e no pescoço. Para os pets que ficam em apartamentos o acúmulo de nós em sua maioria vem dos próprios donos que ao pegá-los no colo acabam embaraçando o pelo do pet, já os que moram em casa o rolar na grama ou no quintal também contribuem para a formação dos tão indesejados nós.

Pentei e arrume os pelos do rosto e orelhas, mas cuidado com qualquer movimento brusco que ele possa fazer para não machucá-lo com o objeto que estiver utilizando. 

Quando estiver na época de deixar os pelo do seu bichinho crescer, sempre existe aquela fase que os pelo caiem na frente dos olhos, a dica é  utilizar pequenas presilhas, onde se faz uma pequena chiquinha, da todo um charme na look do seu cãozinho e evita futuras irritações nos olhos. Ao retirar as presilhas para dar o banho no seu pet, nunca puxe, o correto é desmanchar as presilhar ou no caso de elásticos cortá-los com uma tesoura, para que não quebre ou machuque o seu cãozinho.

Um ponto importante e sempre aparar os pelos ao redor do focinho, assim evita-se que o seu cãozinho mastigue o próprio pelo.  

Como já falamos anteriormente, a  escovação é a parte fundamental para manter a pelagem do seu animalzinho lisa e macia e principalmente sem nós, por isso você deve escová-lo diariamente,   assim você evita embaraços e nós.

Muitas pessoas fazem essa escovação em um local onde o pet se sente dominante, como sofás, cama e tapetes. Tente levá-los para a escovação diária para um local onde você seja dominante, como um puf, uma mesinha de centro ou um hack, mas nunca saia de perto do seu cãozinho.

A escova deve ser a mesma da utilizada na hora do banho, revestida de plástico com pinos de metal e diária. 

Primeiro, escove os pelos, no sentido do crescimento, para retirar os pelos superficiais que já iriam cair, de qualquer forma. Depois, escove na direção oposta ao crescimento, para limpar os pelos de baixo e massagear a pele do cãozinho (aposto que ele vai adorar essa parte).

Lembre-se que o pelo do seu Yorkshire não é apenas bonito, ele serve também como proteção, tanto no frio quanto no calor.

Outro ponto que deve-se ter total atenção é que mesmo que você faça todos os pontos, passado nesse post, para que seu animalzinho tenha sempre uma pelagem saudável e bem cuidada, é muito importante que  ao menos uma vez ao mês ele tome banho com um profissional com produtos profissionais adequados para sua raça. 

Se for a primeira vez dele em um pet, acompanhe o banho, até que ele sinta confiança e se habitue ao ambiente. 



Whatsapp

Contato

  • (11) 4616-4142
  • (11) 98277-7895
  • contato@canilbreedbylemos.com.br

Redes Sociais

Onde Estamos

  • Rodovia Raposo Tavares Km 31
  • São Paulo - SP